Estudante da rede estadual de Bom Jesus do Itabapoana lança primeiro livro aos 17 anos
16/07/2026
(Foto: Reprodução) Lavynia Silvestre publicou 'O Que Me Leva Até Você' após conciliar a rotina escolar com a escrita
Arquivo Pessoal
Uma estudante do Colégio Estadual Marcílio Dias, em Bom Jesus do Itabapoana, no Noroeste Fluminense, transformou o hábito de escrever histórias em um livro publicado. Aos 17 anos, Lavynia Silvestre lançou, em março de 2026, a obra "O Que Me Leva Até Você", disponível na plataforma UICLAP.
Aluna da 3ª série do Ensino Médio, Lavynia conta que a escrita sempre fez parte da sua rotina, mas esta é a primeira vez que consegue publicar um livro.
"Não foi exatamente minha primeira experiência literária, porque eu já escrevia histórias antes, mas foi o primeiro livro que consegui lançar oficialmente. A escrita sempre fez parte da minha vida, então esse lançamento acabou sendo um passo muito importante para mim", disse.
📱 Siga o canal do g1 Norte Fluminense no WhatsApp.
Agora no g1
A obra acompanha a trajetória de Margot Van'shein e Dante, dois jovens de realidades diferentes que descobrem uma conexão capaz de desafiar medos, certezas e obstáculos. A narrativa aborda temas como amor, amadurecimento e superação.
Segundo a estudante, a escola teve papel importante no desenvolvimento da escrita e no incentivo para transformar o projeto em realidade.
"A escola teve um papel importante porque foi um ambiente onde eu desenvolvi muito minha criatividade e minha escrita. Alguns professores me incentivaram bastante quando eu dei a notícia, comprando o livro e divulgando. E isso faz uma diferença enorme quando a gente está começando", afirmou.
Conciliar a rotina escolar com o processo de escrita e publicação foi um dos principais desafios enfrentados pela jovem autora. Ainda assim, ela conseguiu concluir o projeto e celebrar o lançamento da obra.
"É uma sensação muito surreal, porque durante muito tempo isso parecia algo distante. Então eu me sinto muito feliz e realizada por ter conseguido transformar uma ideia minha em algo real, algo que outras pessoas podem ler e sentir", contou.
Para Lavynia, a publicação representa a realização de um sonho e também pode servir de inspiração para outros jovens que desejam escrever.
"Não esperem se sentir prontos para começar. Se você ama escrever, comece mesmo com medo, insegurança e dúvidas. Porque, às vezes, aquele projeto que parece pequeno pode virar algo muito maior do que você imagina", concluiu.
LEIA TAMBÉM:
Chefe do tráfico e integrantes do tráfico são presos em ação no Açu, em São João da Barra
Grande apreensão de drogas é realizada em área de mata no Centro de Itaperuna
Dois homens são presos por suspeita de roubo a posto de combustíveis em Natividade